O WhatsApp enfrentou problemas na tarde deste domingo, 31. O aplicativo de mensagens teria caído por volta das 16h30, impedindo que usuários se comunicassem com seus contatos. A empresa responsável pelo serviço começou a restaurar a conexão por volta das 17h30 e finalizou o conserto às 18h25. No entanto, é possível que o serviço volte a ter instabilidade nas próximas horas.
De acordo com o site Down Detector, especializado em detectar este tipo de falha, os relatos de problemas com o WhatsApp tiveram um pico pouco antes das 17h. Além do Brasil, países da Europa, América do Sul, Ásia e os Estados Unidos teriam sido afetados. As principais reclamações eram: falha geral, problemas no envio de mensagens e dificuldades de acesso.
No Twitter, o assunto logo se tornou o mais comentado entre os usuários, superando até mesmo a virada do ano. O perfil WABetaInfo, conhecido por vazar novas funções do aplicativo, confirmou a queda do serviço e afirmou que a empresa trabalhava para resolver o problema “o mais rápido possível”. Confira abaixo o mapa com as principais áreas afetadas:
A conexão com o WhatsApp teria começado a ser restabelecida por volta das 17h30 deste domingo. No entanto, alguns usuários, inclusive no Brasil relataram que o aplicativo ainda continuava fora do ar por volta das 18h. Por aqui, os principais estados que ainda estariam apresentando falhas eram Rio Grande do Norte, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
Às 18h25, o perfil WABetaInfo voltou a tuitar sobre o problema e afirmou que a equipe do WhatsApp confirmou a resolução da instabilidade. “O WhatsApp está funcionando atualmente, e o time confirmou que o problema no servidor foi consertado. Note que é possível que algumas quedas ocorram nas próximas horas, isso se o pior já passou”, publicou. Já o perfil oficial do serviço de mensagens não se pronunciou oficialmente e nem detalhou as causas da falha.