Na última quinta-feira, 28, a Apple se desculpou por estar reduzindo o desempenho de iPhones antigos para evitar que os aparelhos parassem de funcionar. A solução para o problema seria a troca da bateria, que custa R$ 449 fora da garantia; no entanto, antes de gastar esse dinheiro, é importante saber se a Apple está realmente reduzindo o desempenho do celular ou se é um outro problema.
De acordo com a própria empresa existem sete sinais de que desgastes na bateria fazem com que o software fique mais lento. Veja quais são:
- Aplicativos: force o fechamento dos aplicativos e veja se eles demoram muito para iniciar do zero;
- Rolagem da tela: a tela dá algumas travadas quando você está deslizando para baixo páginas da web;
- Brilho: a tela do celular não fica mais brilhante, mesmo quando você configura a função;
- Volume: os alto-falantes param de funcionar ou não ficam tão altos quando deveriam;
- Redução da taxa de quadros em aplicativos: aplicativos mais pesados, como de vídeos e jogos, sofrem com a redução gradual da taxa de quadros;
- Flash: em casos mais extremos, o flash da câmera para de funcionar;
- Atualização e segundo plano: aplicativos de redes sociais, e-mail ou outros que recebem dados em segundo plano param de atualizar.
O celular pode apresentar outros sintomas, porém, a Apple diz que problemas na bateria não afetam a qualidade das chamadas, desempenho da transferência de rede, captura de fotos e qualidade de vídeos, desempenho do GPS, precisão de localização, sensores como giroscópio, acelerômetro e barômetro e funcionamento da Apple Pay.