A LG anunciou hoje uma atualização de sua linha de monitores premium com tecnologia nano IPS. O destaque da nova linha é o modelo 34WK95U, um monitor ultra-wide (com proporção 21:9) com resolução 5K (5120 por 2160 pixels). Trata-se, segundo a empresa, do primeiro monitor do mundo a combinar essa resolução com essa proporção.

Com essas duas características, o monitor acaba sendo diferente dos painéis 5K de outras empresas, como a Apple. Em vez de manter a tradicional proporção de 16:9 e aumentar o número de píxels em cada eixo, esse novo monitor da LG é basicamente uma versão “estendida” dos monitores 4K. No entanto, como ele tem proporção 21:9, conta com alguns pixels a mais de cada lado, aumentando o campo de visão dos usuários.

Segundo a empresa, o monitor é voltado para usuários que realizam muitas tarefas ao mesmo tempo, como “editores de vídeo, fotógrafos e desenvolvedores de software ou aplicativos”. Ele também conta com uma saída Thunderbolt 3, capaz de enviar imagens na mesma resolução do monitor a taxas de até 60 Hz. A empresa considera que isso é ideal para quem usa também um notebook de alta resolução, já que ele pode facilmente ser configurado como segunda tela, e a porta Thunderbolt também o dispositivo carregado.

Outras novidades

De acordo com o The Verge, os outros monitores que a LG anunciou nessa linha também merecem atenção. Há, por exemplo, um monitor 4K de 32 polegadas, e um monitor voltado para gamers com resolução 2K (2560 por 1440 pixels) e tecnologia G-Sync – o que impede a criação de artefatos na tela causados por taxas de atualização diferentes entre a placa de vídeo e o monitor.

Todos esses novos monitores serão compatíveis com uma tecnologia HDR que a empresa chama de HDR600. No entanto, como o site nota, não fica claro se esse nome se refere a um novo padrão da indústria para imagens com alta resolução dinâmica. Pode ser também, por outro lado, que ele se refira apenas ao brilho máximo que as telas podem atingir (600 nits). A LG afirma que todas essas novidades estarão à mostra em seu estande na CES 2018.