O e-commerce deverá faturar R$ 8,7 bilhões no Natal de 2017, com um crescimento nominal de 13% ante ao mesmo período do ano anterior. Segundo aponta a Ebit, o número de pedidos deve crescer 11%, de 16,6 milhões para 18,4 milhões, enquanto o tíquete médio apresentará uma elevação de 2%, de R$ 463 para R$ 471.
A tímida expansão do tíquete médio é um reflexo dos descontos praticados durante a Black Friday e da queda de preços na cesta de produtos do comércio eletrônico, medida pelo Índice FIPE Buscapé. Os preços do e-commerce estão registrando deflação há 12 meses consecutivos, sendo que o índice deverá fechar 2017 com retração de 2,5%.
Para este levantamento a Ebit considera as vendas estimadas para o e-commerce no período de 15 de novembro a 24 de dezembro, incluindo o período da Black Friday. O faturamento da Black Friday deverá corresponder a quase 1/4 do total estimado para o Natal neste ano.