Você pode não saber, mas o WhatsApp proíbe a utilização de alguns emojis na composição do nome que os usuários escolhem para estar associados ao seu perfil. A empresa decidiu fazer isso após a implantação dos perfis verificados, criados para permitir interação direta com empresas.
A probição já está em vigor há algum tempo, atingindo primeiro os usuários da versão beta, mas já alcançou os usuários da versão estável do aplicativo.
Note that WhatsApp will automatically remove the ✅☑ï¸ÂÂ✔ï¸Â emojis if you inserted one of these in your push name in old versions.
— WABetaInfo (@WABetaInfo) 26 de setembro de 2017
A ideia do WhatsApp é tornar sua plataforma mais atraente para empresas, que poderão usar o serviço como canal de relacionamento com clientes; uma forma de tentar ganhar dinheiro com o aplicativo sem embutir publicidade.
As companhias que optarem por esse recurso ganharão uma marcação verde ao lado de seu nome de perfil, que permitirá que usuários saibam que estão se comunicando com a empresa e não com um farsante, como acontece com páginas verificadas no Facebook e no Twitter. A utilização de um emoji ao lado do nome poderia enganar alguns usuários mais ingênuos, facilitando a execução de golpes na plataforma.