Sustentabilidade e competitividade são duas palavras de ordem no meio corporativo atualmente. E não é por menos: uma empresa que não se sustenta não pode oferecer produtos atraentes para seus clientes, flertando perigosamente com o fracasso. Neste cenário cada vez mais exigente, a computação cognitiva surge como uma ferramenta poderosa para ajudar os seus negócios a se desenvolverem de forma planejada e consistente.

Sendo sua empresa grande ou pequena, um passo importante rumo ao sucesso é estar sempre munido de informações essenciais para o seu negócio e também indicativos de desempenho. No entanto, esses dados pouco valerão se você não tiver uma ferramenta poderosa para interpretá-los antes de tomar decisões. Nesse aspecto, entre outros, a computação cognitiva pode ser um diferencial.

Durante o IBM Watson Brasil Summit 2017, o chefe de suply chain e TI da Alpargatas, Marcelo Turri, falou sobre os desafios de manter a cadeia produtiva em pleno funcionamento. Em uma empresa de grande porte, como a da fabricante das Havaianas, o gestor precisa não apenas calcular o que está em estoque, mas também basear suas vendas na sua capacidade de produção. E isso envolve muitos cálculos e atenção aos detalhes.

Diante desse desafio, ferramentas de computação cognitiva podem manter o modelo de negócio fluindo adequadamente. Com relatórios mais precisos, feitos com um grande volume de cálculos e análise refinada de dados, o gestor pode fechar lacunas e identificar pontos fracos na sua cadeia de produção. Assim, evita-se diversos problemas que podem afetar a saúde financeira da empresa e a sua reputação junto aos clientes.

Outro ponto que tende a ser profundamente beneficiado é a área de marketing da companhia. Em um mundo repleto de informações sobre o seu público alvo, soluções como o Watson Campaign Automation são capazes de filtrar dados e ajudar o time a encontrar significados para estas informações. Assim, é possível definir estratégias mais adequadas para aumentar a fidelidade à sua marca, alcançando os clientes no momento adequado.

Ainda falando sobre as campanhas da sua empresa, a computação cognitiva também pode ser usada para gerar leads mais qualificados para o seu banco de dados. Além disso, é possível ter acesso a resultados mais apurados e gráficos que comprovam ou não a eficiência de uma ação de marketing, o que tende a ser útil no planejamento de campanhas futuras.

Chegando na ponta final dos seus negócios, os clientes, soluções de atendimento cognitivo podem ajudar na construção de uma ferramenta de suporte mais eficiente. Ao contrário dos chat bots tradicionais, soluções como o Watson, conseguem auxiliar os consumidores em linguagem natural. Isso é possível porque esses recursos podem ser treinados com teias de conhecimentos ao invés de respostas pré-definidas.

Estas são apenas algumas das áreas na qual a computação cognitiva pode ajudar a sua empresa a se manter sustentável e competitiva. Com uma poderosa análise de dados, o gestor pode ainda tomar decisões melhor embasadas, gerir recursos naturais e humanos com mais

clareza, entre outras coisas. Em um mundo complexo e dinâmico, ter uma ferramenta certa às mãos podem ser essencial para a sobrevivência do seu negócio.