Não é comum o Brasil chamar atenção da imprensa global quando o assunto é tecnologia, mas nesta quinta-feira, 17, praticamente todos os principais sites especializados estampam o país com destaque devido ao bloqueio ao WhatsApp imposto pela Justiça local.
The Verge, Gizmodo, TechCrunch, Mashable, Ubergizmo, The Next Web, CNET e muitos outros que costumam ser citados como fontes no Brasil – inclusive pelo Olhar Digital – noticiaram em tom de surpresa o caso que deixará um dos maiores serviços da internet mundial inativo por dois dias.
O Verge fez um retrospecto para lembrar que o “Brasil se posicionou como um campeão da neutralidade da rede” quando aprovou o Marco Civil da Internet, mas que há propostas circulando pelo Congresso que podem enfraquecer os principais pontos positivos da lei.
“Se você usa WhatsApp para conversar com amigos e familiares no Brasil, pode esquecer o uso do popular aplicativo pelos próximos dois dias”, anota a CNET, enquanto o TechCrunch destaca que as empresas de telefonia estão há meses tentando convencer o governo de que o WhatsApp é ilegal.
Não foi só o pessoal que cobre tecnologia que deu destaque à história. Veículos como The Guardian, BuzzFeed, BBC, Wall Street Journal, Business Insider e Reuters tratam do assunto também com certa surpresa por ver um serviço que é usado por mais de 100 milhões de brasileiros ser tirado do ar.
O aplicativo deixou de funcionar na madrugada desta quinta-feira, 17, e permanecerá assim por dois dias porque o Facebook (dono do WhatsApp) se recusou a ajudar a Justiça fornecendo dados de usuários. O caso, conforme noticiamos mais cedo aqui no Olhar Digital, trata de investigações envolvendo crimes como latrocínio e tráfico de drogas.