A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos votará nesta quinta-feira, 16, um novo modelo de transmissão televisiva que será capaz de exibir publicidade de acordo com o que o telespectador assiste.

Conforme relata a Bloomberg, algumas emissoras de TV a cabo já usam dados de consumo dos assinantes para exibir propagandas personalizadas. Agora, com a “New Gen TV”, também conhecida como ATSC 3.0, as emissoras de canais abertos também terão essa possibilidade.

Para as empresas de radiodifusão, a Next Gen TV representa um avanço no mundo digital e as emissoras afirmam que a nova forma de transmissão também proporcionará imagens mais nítidas e a possibilidade de os telespectadores acompanharem a programação através de dispositivos móveis.

No entanto, a notícia deixou em alerta associações de consumidores e organizações que se preocupam com a privacidade dos telespectadores. Atualmente, as empresas de TV a cabo são obrigadas a manter oculto o nome e endereço dos assinantes ao repassar os dados de consumo para a publicidade e, muito provavelmente, as emissoras que vão aderir à tecnologia também precisaram seguir essas regras.