Tudo indica que Facebook finalmente decidiu “enxugar” os seus vários clones do Snapchat. A empresa anunciou que vai unificar o Messenger Day às histórias do aplicativo principal. Ou seja, os usuários poderão postar fotos de 24 horas em apenas um aplicativo para que seus amigos assistam em ambas as plataformas.
Anunciada no início de março, a função “Meu Dia” (Messenger Day) permitia publicar fotos e vídeos de 24 horas para os seus contatos no aplicativo de bate-papo. No entanto, o recurso não fez sucesso como as histórias do Instagram ou o status do WhatsApp, o que levou a rede social a anunciar a unificação nesta segunda-feira, 13.
Além do Messenger Day, o Facebook também vai encerrar o Direct no aplicativo oficial. A ferramenta era uma espécie de serviço de bate-papo no qual os usuários poderiam comentar as histórias dos amigos. A partir de agora, as respostas às fotos e vídeos serão enviadas via Messenger, que é uma solução mais adequada para o bate-papo.
Com a unificação, é provável que a empresa de Mark Zuckerberg esteja esperando um aumento no uso do Facebook Stories, que também andava “esquecido” como Messenger Day. Segundo a rede social, os usuários poderão escolher se desejam fazer suas postagens públicas, visíveis apenas para amigos dos dois aplicativos ou visíveis apenas para contatos do Facebook.
Por enquanto, a mudança ainda está sendo distribuída aos poucos, mas a expectativa é que esta chegue a todos em breve, segundo publicação do Engadget. O fim do Messenger Day, aliás, chega semanas após a liberação de compartilhamento d as histórias do Instagram no Facebook.
-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo
Grupos e eventos ganharão histórias
Outra novidade que está chegando ao Facebook Stories são as histórias de grupos e eventos. O recurso vai coletar fotos e vídeos publicados pelos participantes de uma festa, por exemplo e unificar em um único ligar, lembrando bem os momentos de geolocalização e festividades do Snapchat. A proposta é oferecer diferentes perspectivas sobre um mesmo acontecimento.
Segundo o Facebook, as novas histórias vão aparecer no topo do feed de notícias principal da rede social, nas páginas do grupo ou nos eventos. Além disso, as fotos e vídeos seguirão as mesmas configurações de privacidade dos demais tipos de publicações do grupo ou evento, podendo ser controladas pelos moderadores, conforme publicou o TechCrunch.
Por enquanto, a novidade é exclusiva para o aplicativo do Facebook. Ou seja, esse tipo de história não aparecerá no Messenger junto com as publicações pessoais dos usuários.