Cientistas do MIT foram capazes de enganar a inteligência artificial de reconhecimento de imagem do Google e fizeram a tecnologia confundir um taco de beisebol com um café expresso, uma tartaruga com uma arma de fogo e um gato com um prato de guacamole.
Conforme relata o Mashable, os resultados mostram que os programas de inteligência artificial são suscetíveis a erros de identificação de objetos no mundo real que estejam ligeiramente distorcidos.
Por exemplo, no caso da tartaruga, que foi impressa em 3D, a sua superfície texturizada foi alterada, de maneira quase imperceptível ao olho humano, para imitar a superfície de um rifle. “Nosso trabalho demonstra que os exemplos contraditórios são um problema significativamente maior no mundo real do que se pensava anteriormente”, diz a pesquisa.
O experimento pode parecer estranho inicialmente, mas os resultados demonstram por que o fato de confiar em máquinas para identificar objetos no mundo real pode ser problemático. Por exemplo, as câmeras em carros autônomos usam tecnologia similar para identificar os pedestres quando estão em movimento ou os tipos de condições climáticas. Se a imagem de um sinal de pare estiver embaçada, ou alterada, o sistema pode se confundir.