Se você instalou a extensão do AdBlock Plus no seu Chrome recentemente, é aconselhável que desinstale agora e passe um antivírus no computador antes de procurar o complemento novamente.
Isso porque uma versão falsa da extensão conseguiu passar pelo sistema de verificação do Google e ficou tanto tempo disponível que chegou a ser baixada pelo menos 37 mil vezes. E, embora a extensão oficial tenha milhões de downloads, não era tão fácil diferenciá-la da falsa, já que o hacker usou “Adblock Plus” como seu nome de desenvolvedor na loja.
O alerta foi feito nesta segunda-feira, 9, através do Twitter pela conta SwiftOnSecurity, que classificou o autor da extensão como “um desenvolvedor fraudulento que clona nomes populares e faz spam de palavras-chave”.
Google allows 37,000 Chrome users to be tricked with a fake extension by fraudulent developer who clones popular name and spams keywords. pic.twitter.com/ZtY5WpSgLt
— SwiftOnSecurity (@SwiftOnSecurity) 9 October 2017
“Desenvolvedores legítimos só podem sentar e assistir enquanto o Google os suja com extensões falsas que roubam seus bons nomes”, criticou.
O Google tirou a extensão da sua loja, mas não fez pronunciamentos acerca do ocorrido, então não se sabe qual pode ser o tamanho do estrago para quem a baixou. Nos tweets, é possível ver uma das vítimas reclamar que depois de instalar o recurso passou a ver anúncios invasivos, com som em volume alto, serem iniciados em novas abas.
Legitimate developers just have to sit back and watch as Google smears them with fake extensions that steal their good name pic.twitter.com/3Tnv4NtY9t
— SwiftOnSecurity (@SwiftOnSecurity) 9 October 2017