Firefox Focus fica ainda mais útil após ganhar navegação com abas

Renato Santino22/09/2017 16h27, atualizada em 22/09/2017 16h30

20170620140943

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Olhar Digital já falou algumas vezes sobre o Firefox Focus, uma versão do Firefox para celulares totalmente voltada para a privacidade. O app ganhou uma nova atualização para Android, que torna o navegador ainda mais propício para substituir o browser padrão do seu celular.

O app foi pensado para bloquear anúncios e ferramentas de monitoramento, melhorando não só a privacidade, mas fazendo com que as páginas carreguem mais rápido e usando menos dados, porque não há desperdício de banda para exibir elementos indesejados. O app também elimina histórico e todos os dados de navegação com o pressionar de um botão, ou quando o app é fechado. No entanto, o app limitava o usuário a apenas uma aba de navegação por vez.

Com a versão 2.0 do aplicativo, finalmente é possível abrir mais de uma aba por vez, o que torna o browser um pouco mais próximo do Chrome em termos de funcionalidades. Contudo, existe um porém: ele só pode abrir novas abas se você abrir um link na página que você está visualizando. Você não vai poder abrir novas abas vazias.

Para completar, o Firefox Focus agora suporta o modo incógnito do teclado Gboard do Google, o que o Android Police nota que não vale para todos os aparelhos, mas está funcional nos celulares Pixel do Google rodando o Android Oreo. A função permite que o teclado guarde as informações do que foi digitado, que faz todo sentido com o Firefox Focus.

Aqui no Olhar Digital já citamos como o Firefox Focus, por suas limitações propositais, é um app que todos deveriam ter no celular, mas não como navegador principal. A melhor forma de usá-lo é substituindo o navegador interno disponível em apps como o Twitter e o Facebook, permitindo que você abra os links de forma mais segura, privativa, rápida e econômica. A atualização só aumenta a recomendação.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital