E mais uma vez a Uber se envolveu em uma polêmica sexista. Agora, a companhia causou espanto nos clientes ao sugerir que lugar de mulher é na cozinha.

Alguns países comemoram no terceiro domingo de setembro o Dia de Apreciação à Esposa, cujo intuito seria estimular gestos de carinho entre o casal. Para marcar a data, a UberEats de Bangalore, na Índia, disparou um e-mail aos clientes com a seguinte mensagem: “Queridos maridos, um gentil lembrete – hoje é Dia de Apreciação à Esposa! Peça pelo UberEats e permita que sua esposa tire um dia de folga da cozinha.”

O texto vinha seguido de um código promocional que concedia descontos durante todo o dia 17, mas a ação foi cancelada após a empresa receber uma série de reclamações devido à forma como ela foi divulgada.

Questionada pelo Twitter, a diretora de marca da Uber, Bozoma Saint John, respondeu que a campanha era “completamente inaceitável” e que tomaria uma atitude. Mais tarde, a empresa se desculpou e cancelou a ação.

Essa não é a primeira encrenca da Uber envolvendo questões de gênero em 2017. Nos últimos meses, a companhia se viu enrolada em tantas polêmicas que acabou perdendo boa parte de seus principais executivos, incluindo o CEO.

Tudo começou com a denúncia de uma ex-engenheira que foi repetidamente assediada por um superior. A história emergiu em fevereiro; sete meses se passaram, a Uber tem um novo chefe, passou por auditorias e promoveu incontáveis pedidos de desculpa, mas ainda segue abrindo espaço para o mesmo tipo de comportamento que a colocou nesse furacão.