Após chegar a celulares, Google Assistente deve chegar também a fones de ouvido

Redação22/08/2017 12h33, atualizada em 22/08/2017 12h48

20170203174508

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Google Assistente, a assistente virtual de dispositivos Android, acabou de chegar a todos os celulares com esse sistema operacional no Brasil; em breve, porém, ela deve aparecer em alguns fones de ouvido. Foi isso que o pessoal do 9to5Google percebeu após analisar o código da versão beta mais recente (7.10) do aplicativo do Google para Android.

O código do app traz referências a algo chamado “Bisto” que, segundo o site, seria um fone de ouvido capaz de rodar a Assistente. Por enquanto, não se sabe se o Bisto será um modelo de fone específico feito pelo Google, ou se é uma palavra usada para se referir a um conjunto de fones compatíveis. No entanto, a palavra se refere a fones capazes de rodar a assistente nativamente.

Dispositivos compatíveis com o recurso devem mostrar uma mensagem que diz “Seus fones têm a Google Assistente. Faça perguntas. Peça que ela faça coisas. É o seu próprio Google pessoal” quando eles são pareados com o celular. Além de responder a perguntas e executar ações, os fones Bisto também poderão dar notificações auditivas ao usuário e permitir que ele responda a elas com a própria voz.

Não te ouve o tempo todo

Há também um detalhe interessante no código da versão beta do aplicativo: ele sugere que a Assistente será ativada nos fones Bisto apertando um botão. Mais especificamente, o código se refere a um botão no fone do lado esquerdo que, ao ser pressionado, chamará a Assistente.

Isso indica que os fones Bisto não terão um microfone que fica sempre ligado – se eles tivessem, bastaria dizer “OK Google” nos fones para chamar a Assistente. No entanto, como a Variety sugere, há dois possíveis motivos para que a empresa tenha tomado essa decisão: primeiramente, por causa de preocupações de privacidade (para que os fones não fiquem ouvindo tudo que o usuário fala). Além disso, um fone que fica sempre ligado acabaria gastando bem mais bateria.

Finalmente, o código revela também que o recurso de chamar a Assistente por meio dos fones de ouvido poderá receber atualizações pela internet. Nesse caso, ela ficará indisponível nos fones por alguns minutos, e em seguida voltará a funcionar. O Engadget especula que os fones Bisto são, na verdade, uma nova peça de hardware feita pelo Google, e que possívelmente será anunciada nos próximos meses junto com a nova versão do celular da empresa, o Pixel.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital