A Apple pretende investir US$ 1 bilhão para produzir conteúdo original no próximo ano, conforme relata o The Wall Street Journal.
Combinando a influência comercial e o alcance global da companhia, isso faz com que a Apple seja uma concorrente considerável para as empresas de mídia. A quantia investida é cerca de metade do que a HBO gastou em conteúdo no ano passado e o mesmo valor que a Amazon gastou em 2013, quando anunciou sua mudança na programação original.
A Apple poderia adquirir e produzir até 10 programas de televisão, de acordo com pessoas familiarizadas com o plano, ajudando a cumprir o objetivo do vice-presidente de softwares e serviços, Eddy Cue, de oferecer vídeos de alta qualidade.
Os custos de programação podem variar de mais de US$ 2 milhões para um episódio de uma comédia para mais de US$ 5 milhões para um drama, sendo que séries famosas podem custar mais caro. Um episódio de “Game of Thrones”, por exemplo, pode custar mais de US$ 10 milhões para produzir.
Para garantir que o seu plano seja bem-sucedido, em junho, a empresa contratou os responsáveis pela aquisição de conteúdo e estratégia de vídeo da Sony, Jamie Erlicht e Zack Van Amburg, respectivamente, para assumir o controle da programação do Apple Music.
No entanto, para ganhar relevância no mercado, a companhia precisa de pelo menos um sucesso, e seus esforços iniciais com as séries “Planet of the Apps”, lançada em junho, e “Carpool Karaoke”, lançada na semana passada, não ganharam tanta atenção do público.
Além de melhorar o conteúdo oferecido através do Apple Music, a empresa pode reforçar a venda de filmes e programas de TV através do iTunes, que perdeu participação no mercado de aluguel e venda de filmes, caindo de 50% em 2012 para 35% no ano passado.