O Google contratou hoje o engenheiro Chris Lattner depois de ele passar alguns meses na Tesla desenvolvendo a tecnologia de pilotagem automática dos carros da empresa. Antes disso, porém, Lattner tinha ficado por mais de dez anos na Apple, onde ele criou a linguagem de programação Swift, que é usada até hoje nos dispositivos da companhia.
De acordo com a Bloomberg, Lattner foi contratado para trabalhar na unidade de pesquisa Google Brain, uma das mais experimentais da gigante das buscas. Mais especificamente, ele ajudará no desenvolvimento do TensorFlow, a ferramenta da empresa que simplifica a programação de inteligências artificiais e de recursos de aprendizagem de máquina.
No ano passado, o Google disponibilizou o TensorFlow em esquema open source para que qualquer pessoa pudesse utilizar recursos desse tipo em seus projetos – até mesmo para celulares. Por meio do Twitter, o engenheiro declarou que vai trabalhar no sentido de democratizar o acesso à inteligência artificial. O tweet de Lattner pode ser visto abaixo:
I’m super excited to join Google Brain next week: AI can’t democratize itself (yet?) so I’ll help make it more accessible to everyone!
— Chris Lattner (@clattner_llvm) 14 de agosto de 2017
Linguagem do sucesso
A Swift é uma das peças fundamentais dos sistemas da Apple. Ela é a linguagem que os desenvolvedores de aplicativos usam para criar apps para os dispositivos da empresa, tanto os celulares quando os PCs e notebooks. Como o sucesso dos iPhones foi, em parte, garantido pela facilidade com a qual programadores conseguiam colocar seus apps na loja da empresa, ao menos parte desse sucesso é devido à linguagem de programação que Lattner criou.
Em dezembro de 2015, a Apple liberou a linguagem Swift em esquema open source para que outros programadores pudessem continuar a desenvolvê-la. A empresa também lançou um aplicativo para iPad chamado Swift Playgrounds, que tinha o objetivo de ensinar até mesmo crianças a programar usando essa linguagem.