Como muitas empresas de tecnologia, a Apple desenvolve diversos projetos e produtos que muitas vezes não chegam ao mercado. No entanto, alguns desses projetos não são desenvolvidos pelos engenheiros e desenvolvedores da gigante da tecnologia.
Conforme relata o The Verge, a empresa teve o seu primeiro acampamento oficial de verão, chamado de Engineering Technology Camp, no qual 25 estudantes do ensino médio passaram quatro semanas desenvolvendo protótipos de hardwares de consumo que poderiam se tornar a próxima grande invenção.
A Apple afirma que trabalhou em parcerias com o National Society of Black Engineers, o National Center for Women & Information Technology e o Thurgood Marshall College Fund para encorajar os estudantes a se candidatarem para o projeto.
Os estudantes tiveram acesso a várias ferramentas e auxilio de funcionários da companhia para o desenvolvimento de hardware e software; o tema deste ano era sustentabilidade. Entre os produtos inventados está o “Shower Buddy”, um chuveiro e tapete de banho conectados à internet que permitem configurar um temporizador através do smartphone – ele percebe quando você se afastou do chuveiro para aplicar shampoo, por exemplo, e ajusta o fluxo de água para economizar.
Outros produtos são um monitor de qualidade do ar e um rastreador de raios UV, uma caixa de compostagem conectada, uma garrafa de água inteligente e um monitor de geladeira.
Acampamentos de verão para estudantes não são novidade nas empresas de tecnologia. O Google, por exemplo, tem uma grande variedade de programas que atendem aos alunos, como o Summer of Code, para estudantes universitários, e o Code Next, para alunos negros e hispânicos. Já a Microsoft possui o programa DigiGirlz, para meninas do ensino médio e secundário, e classes de programação gratuitas em suas lojas de varejo.