Desempenho importa mais que preço na escolha de smartphone, diz pesquisa

Redação07/12/2015 19h20, atualizada em 07/12/2015 19h28

20151207172421

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma pesquisa realizada pela consultoria IDC para a Qualcomm mostra que a adoção aos smartphones continua crescendo no Brasil. Atualmente, são 128 milhões de smartphones no país, o correspondente a 63% da população. Entre abril e junho, 90% dos modelos vendidos no país eram smartphones. E segundo a consultoria, o número deve crescer nos próximos anos, já que há uma tendência de substituição de celulares simples por modelos mais inteligentes.
Reprodução
Na hora de escolher um smartphone, a performance do dispositivo conta mais do que o preço: para 26% das pessoas, o desempenho é o item mais importante na hora de escolher um modelo. O valor que ele custa aparece em segundo lugar, sendo o item mais importante para 16% dos entrevistados, seguido pela facilidade de uso, preferência de 15% das pessoas.

Mercado de eletrônicos

  • Das 280 milhões de linhas de telefonia móvel no país, 128 milhões estão ativas em smartphones
  • No país, são 32 milhões de notebooks e 13 milhões de desktops domésticos.

Influência da tecnologia
Reprodução
A pesquisa, realizada com 385 pessoas de São Paulo e do Rio de Janeiro, perguntou aos entrevistados qual é a influência da tecnologia em sua vida. Para mais de 85% deles, o índice pode ser considerado de médio a alto. Apenas 1% dos entrevistados considerou baixa a importância da tecnologia na vida.

Dispositivos vestíveis

Reprodução
O relógio inteligente é o vestível mais desejado pelos usuários: 68% dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir um item em breve. Em segundo lugar aparecem as pulseiras inteligentes, escolha de 23% das pessoas e os óculos inteligentes, com 23%.

Videogames
O videogame é o item conectado mais comum entre os brasileiros depois do smartphone e do PC. Segundo a pesquisa, quase 50% da população possui algum console. Em segundo lugar ficam as câmeras de segurança, presentes em 17% das casas brasileiras, as TVs inteligentes, 8%, e as câmeras de segurança, presentes em 6% dos lares do país.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital