Está mais fácil do que nunca rodar o Linux em um PC que já tenha o Windows instalado. A partir de agora, o Ubuntu já está disponível para download gratuito por meio da Windows Store no formato de aplicativo.

A ideia do Ubuntu na Windows Store é que ele rode como uma sandbox ao lado do Windows 10, com acesso compartilhado aos arquivos e componentes do PC. No entanto, a versão distribuída na loja apenas traz a interface de linhas de comando, e não a interface gráfica.

Esse é só o começo de uma interação maior entre o Windows 10 e distros de Linux. Além do Ubuntu, que já está disponível na loja, outras duas distribuições estão a caminho da loja: SUSE e Fedora, ambos sem uma data consolidada para o lançamento.

Quem te viu e quem te vê

Essa medida mostra uma aproximação ainda maior da Microsoft com o ecossistema de software aberto que Steve Ballmer, então CEO, chegou a chamar de “câncer” no início do século. No ano passado, a empresa passou a ser parte da Fundação Linux, uma organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento e a otimização da plataforma aberta, para a qual a empresa começou a doar US$ 500 mil anualmente.

No entanto, não se trata de uma medida “altruísta” da Microsoft. Como o Business Insider aponta, a empresa sabe que os desenvolvedores de aplicativos gostam de usar software Linux e já tinha disponibilizado uma maneira de eles usarem Linux no Windows no ano passado, com o Windows Subsystems for Linux.

Fora isso, a empresa também já tinha lançado uma versão para Linux do sistema de gerenciamento de dados SQL Server em 2016 – um de seus produtos mais lucrativos. Essa medida, portanto, é mais uma maneira incentivar o uso dos sistemas da Microsoft, para que desenvolvedores continuem criando aplicativos que possam ser vendidos na loja do Windows.