A empresa de pesquisa de mercado ComScore divulgou recentemente um levantamento sobre empresas OTT (que oferecem alternativas via internet aos serviços tradicionais). E um dos principais achados da pesquisa é que a Netflix está muito à frente da concorrência em termos de audiência, ao menos nos EUA.

Segundo o levantamento, 40% de todas as horas que as pessoas passam assistindo a serviços de streaming são da Netflix. Essa porcentagem deixa o serviço muito à frente de YouTube (que ficou com 18%), Hulu (com 14%) e Amazon Prime Video (7%). Aliás, a Netflix fica com mais horas de visualização do que seus três principais concorrentes juntos.

Foram mais de 150 mil dispositivos analisados em mais de 12,5 mil casas nos Estados Unidos para realizar o levantamento. Em média, cada casa assistia a uma hora e quarenta minutos de Netflix por dia.

Mesmo assim, há boas notícias para todos os serviços no estudo. Isso porque a adoção de plataformas de streaming está crescendo a cada mês. Cerca de 54% das casas do país já assinam uma plataforma como Netflix, Amazon Prime Video ou YouTube Red (a versão sem propagandas do YouTube), segundo o Mashable.

Ameaça às TVs

Por outro lado, se há um grande “derrotado”, segundo os dados do levantamento, é a TV tradicional. Isso não apenas porque a adoção de serviços OTT está crescendo, mas porque esses serviços concorrem diretamente com os canais tradicionais.

De acordo com a pesquisa da ComScore, o “horário nobre” dos serviços de streaming (a hora em que eles são mais utilizados) é das 20h às 23h. Esse é o mesmo horário nobre da TV tradicional, o que significa que esses serviços estão superando os canais de TV até mesmo no que deveria ser sua principal força.

E ainda há outras ameaças à TV tradicional. Redes sociais e plataformas de vídeo também estão começando a investir na transmissão ao vivo de eventos. Em março, o clássico “Atletiba” teve transmissão exclusiva pela internet, e o Facebook também pode conquistar os direitos de transmissão da próxima Copa do Mundo.