As empresas de tecnologia Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube anunciaram, nesta segunda-feira, 26, que se uniram para criar o Fórum Global de Internet de Combate ao Terrorismo e combater o uso das redes sociais para espalhar conteúdos extremistas.
O novo fórum é baseado em iniciativas globais recentes, incluindo o Fórum da Internet da União Europeia e a Base de Dados de Hash da Indústria, discussões entre o Reino Unido e outros governos, e as conclusões de recentes encontros do G7 e do Conselho Europeu.
O objetivo das empresas é usar soluções tecnológicas, como inteligência artificial, para detectar e remover conteúdos terroristas. Além disso, elas devem trabalhar juntas para melhorar os conhecimentos sobre terroristas.
O grupo ainda pretende engajar empresas menores para desenvolver tecnologias e processos para lidar com conteúdo extremista online, assim como também já conta com parcerias com organizações como Center for Strategic and International Studies, Anti-Defamation League e Global Network Initiative para identificar como conter o extremismo e o discurso do ódio.