A Uber sempre se orgulhou de ser uma experiência que não envolvia dinheiro vivo, argumentando desde o início que as gorjetas para motoristas eram desnecessárias. Mesmo quando o seu principal rival, a Lyft, se vangloriou dos milhões de dólares que seus motoristas estavam conseguindo através de gorjetas, a empresa se manteve firme contra um número crescente de motoristas pedindo pela opção. Até agora.
A companhia anunciou nesta semana que as gorjetas estarão disponíveis, a princípio, em três cidades: Seattle, Minneapolis e Houston, sendo que o lançamento em todos os Estados Unidos acontecerá até o final de julho. Ainda não se sabe quando a nova funcionalidade será levada para outras regiões.
Os motoristas que desejarem receber gorjeta precisam baixar a versão mais recente do aplicativo e, em seguida, selecionar “receber gorjeta” quando solicitado. Os usuários, por sua vez, serão questionados se gostariam de deixar alguma quantia quando classificam seu motorista no final de uma viagem. Eles podem escolher valores pré-determinados de US$ 1, US$ 3 ou US$ 5, ou então selecionar um valor personalizado.
Segundo o The Verge, a decisão de incluir gorjetas faz parte do plano “180 dias de mudança”, o que parece ser uma espécie de campanha de relações públicas para reparar a imagem da empresa com os seus motoristas.