A polêmica sobre o armazenamento de dados do WhatsApp ganhou um novo capítulo neste início de junho. Conforme relatado pela CNBC, o Facebook está deixando a nuvem pública da IBM e passará a armazenar os dados do aplicativo de conversação em seus próprios servidores.
Essa mudança não chega a ser uma surpresa. A empresa de Mark Zuckerberg já havia realizado o mesmo processo em outros produtos adquiridos no passado. A diferença do WhatsApp é que essa transição levou mais de dois anos para ser iniciada.
Por enquanto, ainda não há qualquer posicionamento oficial do Facebook a respeito do assunto. A IBM, por sua vez, emitiu um comunicado em que se disse orgulhosa do trabalho realizado nos últimos anos e afirmando que a mudança é algo natural.
Outro fator que pode estar por trás da decisão é o gasto de US$ 2 milhões por mês com a terceirização do serviço de armazenamento de dados do WhatsApp. Apesar de a companhia gastar uma boa quantia para hospedar os dados de 1,2 bilhão de usuários em seus servidores, há a expectativa de que o valor seja menor. Esse ponto, contudo, não foi confirmado pela empresa.
Por fim, é importante lembrar que os rumores de uma integração entre o Facebook e o WhatsApp ganham força com o abandono dos servidores da IBM. Caso isso acontecesse, a rede social teria que resolver o que faria com seu outro aplicativo de chat, o Messenger.