O Facebook apresentou nos últimos meses uma série de medidas para coibir a popularização de falsas notícias em sua plataforma, entre elas as parcerias com agências para a checagem de fatos, algo que a rede social tem incentivado entre seus usuários.
No entanto, segundo o jornal The Guardian, o recurso não tem dado o resultado esperado. Mesmo informando as pessoas de que uma notícia pode não ser verdadeira, o Facebook tem presenciado um crescimento no compartilhamento desse tipo de link.
A publicação explica que, na maioria dos casos, o aviso de que a notícia é falsa chega tarde demais – quando a história já se tornou viral e foi compartilhada por milhões de pessoas. E muitas vezes, mesmo com os avisos, as pessoas simplesmente ignoram a indicação e continuam a compartilhar.
Confiança
De acordo com psicólogos e sociólogos, o problema do recurso é que ele só terá efeito se os usuários confiarem completamente na rede social e também nas agências de checagem de fatos. Caso a pessoa não tenha confiança no Facebook, a sinalização tem o efeito contrário, fazendo com que ela acredite no que é sinalizado como falso mesmo que os argumentos provem o oposto.
Para os especialistas, nem Facebook, nem Google conseguirão resolver facilmente o problema da popularização de notícias que não sejam verdadeiras na internet, principalmente porque elas fazem “parte da natureza humana” e mostram choques de culturas – algo que dificilmente será resolvido simplesmente com a apresentação de fatos.
[Fortune]