O Facebook anunciou nesta terça-feira, 2, que o Messenger se transformou em uma plataforma de jogos para toda a sua base de 1,2 bilhões de usuários. A empresa lançou para todo o público o recurso Instant Games, que dá acesso a uma gama de games por meio do aplicativo.

Com a nova plataforma ativa, jogadores terão acesso imediato a um catálogo de jogos arcade como Pac-Man e Galaga. Além disso, os jogos sociais serão parte fundamental da nova empreitada, levando o Facebook a retomar a parceria com a quase finada Zynga, que foi tão importante em outra era dos games na rede social; trazendo jogos como Words with Friends.

O catálogo de jogos disponíveis no serviço dependerá de região para região. De acordo com o Facebook, alguns territórios terão mais de 50 jogos disponíveis imediatamente.

Reprodução

A plataforma já está ativa desde novembro, mas ainda estava fase de testes fechada com alguns usuários selecionados. Com o lançamento global, o Messenger também ganhou jogabilidade por turnos, além da possibilidade de que desenvolvedores criem jogos com placares de líderes e torneios.

Neste momento inicial, os jogos ainda não têm anúncios ou microtransações com compras dentro dos jogos. Assim, nem o Facebook nem seus parceiros desenvolvedores ganharão dinheiro com a plataforma. No entanto, jogos como LEGO Batman Movie’s Bat Climb podem server como ferramenta de marketing para alavancar filmes, por exemplo. Com o tempo, outras formas de monetização poderão surgir.

Como aponta o TechCrunch, a ideia do Facebook é levar os jogos aonde seu público estiver. Houve um tempo em que os games no desktop foi rei nessa área, mas a tendência passou; hoje, a empresa vê uma transição para os aplicativos de conversa como o Messenger, o que explica a aposta em jogos dentro do app.

[TechCrunch]

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo