Desde o ano passado, o Facebook lançou cópias do Snapchat em todos os seus principais apps – Instagram, WhatsApp, Messenger e o próprio Facebook para celular. O Snapchat não revidou nenhuma vez, mas acaba de investir US$ 7,7 milhões (equivalente a R$ 24,3 milhões em conversão direta) para se proteger de futuros plágios.
O valor foi empregado na aquisição de uma patente que pertencia à Mobli, uma rede social concorrente lançada em 2011, mas que não teve muito sucesso. A patente descreve “métodos e sistemas para prover funções de edição para conteúdo visual”.
Segundo o TechCrunch, o documento pode ser usado também para descrever os filtros baseados em geolocalização que o Snapchat usa. São adesivos ou animações que os usuários podem acrescentar às suas fotos ou vídeos de acordo com a cidade onde estiverem.
Com a compra da patente, o Snapchat pode não só evitar um potencial processo movido pela própria Mobli como também pode se proteger caso o Facebook tente roubar mais esse recurso para as funções “stories” espalhadas pelos seus apps no futuro. A Mobli confirmou a compra, mas o Snapchat não quis se pronunciar a respeito.