Celulares de hoje em dia já são capazes de tirar fotos e gravar vídeos em qualidade excelente; por isso, fabricantes de câmera precisam ir mais longe para se manter competitivos. Essa parece ter sido a estratégia da fabricante de câmeras Light para a sua câmera L16 que, como o nome indica, traz 16 lentes diferentes em seu corpo.
Embora a empresa já tivesse mostrado algumas imagens de protótipos da câmera, o site Light Rumors obteve algumas imagens que, segundo eles, correspondem à versão final do produto. Como elas deixam ver, todas as lentes da câmera serão visíveis em sua parte traseira, junto com indicações sobre as especificações de cada uma. O flash e o laser de foco automático ficarão no meio dela também.
As lentes presentes na câmera incluem seis teleobjetivas com abertura f2.4 (para fotografar objetos distantes), cinco lentes grande-angulares com abertura f2 (para paisagens ou multidões) e cinco lentes intermediárias de abertura f2 para uso cotidiano, segundo o Petapixel. Além das inúmeras lentes, a L16 também possui um sensor de 52 MP de resolução, o que garante imagens extremamente precisas.
Muitas câmeras em uma
O usuário, no entanto, não precisará se preocupar em saber qual lente serve para cada situação. A empresa promete que a câmera usará as lentes adequadas para cada foto sem que o usuário precise fazer nada. Ela consegue fotografar cada imagem com dez câmeras ao mesmo tempo, o que abre uma série de possibilidades interessantes para a fotografia.
Uma das mais legais é o fato de que, com dez câmeras fotografando ao mesmo tempo, o sensor recebe muito mais luz do que os sensores de câmeras de celular. Com isso, mesmo fotos feitas em situações de baixíssima luminosidade ficarão nítidas.
Também é possível criar efeitos complexos de profundidade, já que as lentes não só capturam os objetos mas também percebem a distância entre eles. As lentes teleobjetivas permitem um zoom óptico de até cinco vezes, mas como o sensor tem uma resolução imensa, ainda é possível dar zoom digital sem perder muito a qualidade da imagem.
O preço de muitas câmeras
Fora isso, a L16 também terá alguns recursos interessantes “emprestados” dos celulares. Por exemplo, ela poderá receber atualizações de software via Wi-Fi e se conectar a redes sociais para facilitar o compartilhamento das imagens. Por outro lado, como as imagens vazadas só mostram a frente e a lateral do aparelho, não dá para ver ainda se ele terá conectores USB ou telas de prévia da imagem.
Isso tudo, no entanto, vem a um preço bem salgado. De acordo com o The Verge, a L16 será lançada nos EUA no dia 14 de julho por US$ 1,699 (cerca de R$ 5.300 na conversão direta). Ainda que o preço seja alto, ela pode se revelar uma substituta competente para câmeras profissionais que custam aindad mais caro – e nesse caso, o preço seria bastante justo.