Na semana passada, a Netflix anunciou que o sistema de avaliações por estrelas seria substituído pelo da “curtida”. Assim, o que antes funcionava como uma classificação em camadas passou a operar de forma binária, e isso parece ter gerado uma onda de descontentamento.
A Netflix justifica a alteração argumentando que o sistema de estrelas era mal interpretado. As pessoas achavam estranho que a avaliação de uma produção fosse diferente dependendo do usuário, já que, em outros lugares, esse esquema de classificação é geral, ou seja: igual para todo mundo. Na Netflix, ele é pessoal, e a empresa queria encontrar uma forma de refletir isso, portanto optou por um formato que os internautas já reconhecem como particular, e não público: a curtida.
Só que há inúmeros relatos negativos sobre a mudança pelas redes sociais e em fóruns dentro do Reddit. A principal queixa é sobre a falta de nuances do novo sistema: se antes dava para indicar que um filme ou série era bom, mas não ótimo; ou ruim, mas não péssimo, agora isso não é mais possível — é só sim ou não, gostei ou não gostei.
O Extreamist, site dedicado ao mercado de streaming, fez uma pesquisa com 1.103 usuários nos Estados Unidos e descobriu que 71% deles não gostaram da alteração. A taxa dos que gostaram (19%) chega a estar próxima da que representa pessoas indecisas quanto à novidade (10%). “As coisas não são preto ou branco, sim ou não. Eu quero ser capaz de oferecer uma variedade de respostas sobre o que eu gosto ou não gosto”, disse um dos entrevistados. “Algumas vezes é um ‘duas estrelas’ ou um ‘quatro estrelas’, não apenas 0 ou 100.”
A própria Netflix tem dedicado tempo e paciência para conversar com os clientes insatisfeitos. Pelo Twitter, é possível ver que a empresa respondeu a quem se incomodou, inclusive explicando que as estrelas acumuladas em anos de uso da plataforma ainda estão lá, bastando acessar a seção “Minha Conta” — mas o campo agora só serve para consulta nostálgica.
For those of you who have been meticulously rating with stars over the years, you can still access your old ratings under My Account.
— Netflix US (@netflix) 6 de abril de 2017