Na semana passada, a Netflix anunciou que o sistema de avaliações por estrelas seria substituído pelo da “curtida”. Assim, o que antes funcionava como uma classificação em camadas passou a operar de forma binária, e isso parece ter gerado uma onda de descontentamento.

A Netflix justifica a alteração argumentando que o sistema de estrelas era mal interpretado. As pessoas achavam estranho que a avaliação de uma produção fosse diferente dependendo do usuário, já que, em outros lugares, esse esquema de classificação é geral, ou seja: igual para todo mundo. Na Netflix, ele é pessoal, e a empresa queria encontrar uma forma de refletir isso, portanto optou por um formato que os internautas já reconhecem como particular, e não público: a curtida.

Só que há inúmeros relatos negativos sobre a mudança pelas redes sociais e em fóruns dentro do Reddit. A principal queixa é sobre a falta de nuances do novo sistema: se antes dava para indicar que um filme ou série era bom, mas não ótimo; ou ruim, mas não péssimo, agora isso não é mais possível — é só sim ou não, gostei ou não gostei.

O Extreamist, site dedicado ao mercado de streaming, fez uma pesquisa com 1.103 usuários nos Estados Unidos e descobriu que 71% deles não gostaram da alteração. A taxa dos que gostaram (19%) chega a estar próxima da que representa pessoas indecisas quanto à novidade (10%). “As coisas não são preto ou branco, sim ou não. Eu quero ser capaz de oferecer uma variedade de respostas sobre o que eu gosto ou não gosto”, disse um dos entrevistados. “Algumas vezes é um ‘duas estrelas’ ou um ‘quatro estrelas’, não apenas 0 ou 100.”

A própria Netflix tem dedicado tempo e paciência para conversar com os clientes insatisfeitos. Pelo Twitter, é possível ver que a empresa respondeu a quem se incomodou, inclusive explicando que as estrelas acumuladas em anos de uso da plataforma ainda estão lá, bastando acessar a seção “Minha Conta” — mas o campo agora só serve para consulta nostálgica.

[BGR, Polygon]