A melhor novidade do iOS 10.3 é um recurso que poucos vão notar

Renato Santino28/03/2017 17h13

20160913185502

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O iOS 10.3 já é uma realidade, e você deveria baixá-lo imediatamente. Não só pelas novidades que ficam evidentes, mas pela principal mudança, que acontece de forma invisível para boa parte dos usuários: o APFS.

Trata-se de um novo sistema de arquivos para o sistema operacional. Parece chato, mas as vantagens que o APFS deve trazer aos usuários de iPhones e iPads são bastante concretas. O impacto disso é imediato: várias pessoas que já atualizaram seus dispositivos perceberam um ganho de espaço no armazenamento do celular, que pode ser de alguns gigabytes úteis a mais.

A introdução do novo sistema já era esperada desde a apresentação no WWDC do ano passado. A Apple anunciou que iria trocar o já ultrapassado HFS+, que estava em vigor desde 1998, e que era uma evolução do HFS, de 1985. A tecnologia mudou bastante de lá para cá.

O aumento do espaço disponível para o usuário vem do fato de que o novo sistema de arquivos altera a forma como é calculado o armazenamento livre, mas essa não é a única vantagem.

Ele já foi pensado para suportar o armazenamento flash, que hoje é presente em todos os dispositivos da Apple. A empresa também ressalta que o APFS foi feito com escalabilidade em mente, o que significa que ele pode ser usado tanto no Apple Watch quanto em um MacBook. Além disso, a plataforma também foi pensada com suporte a criptografia e snapshots, que registram o estado do sistema operacional para que a restauração seja mais rápida.

Por fim, o APFS também foi criado para ter uma latência menor, o que significa, de uma forma simples, maior velocidade de leitura e gravação, aumentando o desempenho do dispositivo de um modo geral.

[The Next Web]

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital