Google afirma que bug causou comportamento desleal nos resultados de busca

Redação25/11/2015 14h14, atualizada em 25/11/2015 14h18

20151026102033

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google foi acusado mais uma vez de comportamento desleal nos resultados de seu buscador. Dessa vez, a empresa foi criticada pela TripAdvisor e pela Yelp por privilegiar seus produtos e serviços, em detrmimento das concorrentes. Executivos das empresas relataram que as buscas em smartphones traziam seus produtos na parte inferior da página, o que dificulta sua localização.

O Google se desculpou e afirmou que o erro foi causado por uma falha no sistema.”O problema foi causado por um bug no código que estamos trabalhando rapidamente para consertar”, afirma a companhia.
O problema causou uma distorção nos resultados de pesquisa, o que significa que, mesmo que alguém digitasse um item que automaticamente traria o resultado de empresas concorrentes, o produto do Google aparecesse em cima. “Isso está longe de ser uma falha, esse é um comportamento padrão do Google’, explicou Jeremy Stoppelman, CEO do Yelp.

Entenda o caso
Nos últimos anos, o Google tem sido acusado por órgãos europeus de privilegiar seus próprios produtos em detrimento de concorrentes ao exibir aos usuários os resultados de pesquisas, mostrando-os acima dos outros, mesmo quando não são os mais populares. Nesta semana, mais uma vez, a empresa foi criticada por suas práticas desleais, pelas empresas TripAdvisor e Yelp.

Via Re/Code

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital