Já pensou em como seria útil ter um aplicativo para te ajudar a encontrar um banheiro na hora do aperto? Essa é a ideia da operadora de telecomunicações japonesa KDDI. A empresa pretende lançar um aplicativo que ajuda seus usuários a encontrar banheiros vagos por perto.
Para isso, a KDDI pretende instalar sensores nas portas de cabines de banheiros que detectam quando elas estão abertas ou fechadas. Esses sensores se comunicarão com os servidores da empresa, que, por sua vez, enviarão essa informação para um site. Por meio do aplicativo, o usuário pode acessar esse site e ver onde há um banheiro vago próximo de seu local.
Além de informar aos usuários onde fica o toalete mais próximo, o serviço também beneficiará as empresas ou instituições que administram, mantêm e limpam esses banheiros. Isso porque o serviço poderá avisar aos administradores caso um banheiro fique ocupado por mais de meia hora. A ideia é evitar que as cabines sejam utilizadas para outros propósitos.
Causa nobre
Daisuke Maruo, um porta voz da KDDI, disse ao Japan Times que o objetivo do app é economizar tempo para as pessoas e otimizar o investimento em banheiros das organizações. “As pessoas frequentemente gastam tempo procurando por um banheiro vago ou esperando até que um deles fique vago”, comentou.
Maruo também opina que essa é uma das maneiras mais fáceis de combater o problema da falta de banheiros: “Em geral, é difícil para os administradores dos banheiros aumentarem o número [de cabines]. Acreditamos que essa solução ajudará a resolver o problema otimizando a forma como as cabines são utilizadas”.
Segundo a empresa, o serviço começará a ser oferecido em março para empresas e edifícios comerciais. Caso tenha sucesso, ele será estendido também a banheiros públicos em estádios esportivos, shoppings, estações de trem e metrô e outros locais que costumam ter poucos banheiros.
Pensando no meio ambiente
Não se trata da única ideia que a KDDI tem para otimizar o funcionamento dos banheiros. Simultaneamente à implementação desse serviço, a empresa pretende testar uma válvula que regula a quantidade de água que é usada para dar a descarga. Para fazer isso, a válvula seria conectada à mesma rede do aplicativo de banheiros, e decidiria quanta água usar com base em quanto tempo o usuário ficou na cabine.
Embora muitos banheiros no Japão tenham opções diferentes de descarga para o “número 1” e o “número 2”, segundo o Japan Times, muitos ainda não são assim. Além disso, esses botões frequentemente são ignorados pelos usuários, que simplesmente apertam qualquer um. A empresa acredita que o uso dessa válvula poderia ajudar a economizar de 40% a 50% da água utilizada nas descargas.