Como já explicamos aqui no Olhar Digital, o aquecimento excessivo do computador é um transtorno comum e pode causar uma série de problemas, desde o desligamento repentino até a queima de componentes do aparelho.
Principais causas
Diversos motivos podem contribuir para o aquecimento de um PC, entre eles a acumulação de pó nas ventoinhas, o overclocking, a obstrução de saídas e até a temperatura ambiente. Fique sempre atento a esses fatores para eliminar as chances de complicações.
Qual a temperatura ideal?
Não existe uma temperatura ideal para um dispositivo, mas é bom pensar que, quanto menos quente, melhor. Mas fique atento: o PC não deve ter uma temperatura muito baixa, já que isso causa a criação de gotas de água em seu interior.
É possível, no entanto, evitar problemas monitorando a temperatura do PC para que ele não esquente demais. Isso pode ajudar também a determinar que o problema existe e buscar quais são as suas principais causas. O Windows já conta com uma ferramenta para checar se o dispositivo está muito quente, mas também existem aplicativos específicos para a tarefa. Saiba como fazê-la:
1. Windows
Ao ligar o computador, pressione as teclas ESC ou DELETE para iniciar a BIOS do sistema. Se o recurso estiver desligado, basta ativá-lo. Em “System Health”, você verá uma tela parecida com essa:
Confira agora alguns aplicativos que ajudam na tarefa:
2. Everest
O Everest é um sistema de diagnóstico para o seu PC que permite monitorar diversos itens, incluindo a temperatura. O aplicativo tem versão gratuita e pode ser baixado aqui.
3. HWMonitor
O HWMonitor mede a temperatura, voltagem e saúde de uma série de componentes do PC. Ele pode ser baixado de graça aqui.
4. Speed Fan
O Speed Fan funciona do mesmo modo que os outros aplicativos da lista, trazendo informações sobre a saúde do dispositivo. Ele pode ser baixado de graça aqui.