O desligamento repentino do PC durante qualquer atividade, geralmente, indica problemas em alguma parte do dispositivo. Se você está enfrentando o problema, saiba quais as possíveis causas e como resolvê-las:
1. Superaquecimento
A causa mais comum para o desligamento repentino de dispositivos é o superaquecimento. O uso contínuo dos componentes do PC, por exemplo, pode fazer com que ele exceda sua capacidade. Para evitar que as peças sejam “tostadas”, o sistema automaticamente se desliga, em uma tentativa de resfriamento.
O que fazer?
Se o caso for esse, verifique se os coolers e ventoinhas estão em perfeito funcionamento ou se o pó impede a dissipação do calor. Com um notebook, a dica é não usá-lo em cima de um travesseiro, cobertor ou qualquer material que obstrua a passagem do ar.
2. Bateria
A culpa de o seu dispositivo se desligar automaticamente pode ser da bateria. Caso ela esteja com defeito ou esteja viciada, conseguira carregar somente um pouco e descarregar mais rápido.
O que fazer?
Se o problema for esse, basta trocar a bateria por uma nova.
3. Fonte com problemas
A fonte do dispositivo pode não estar conseguindo dar conta do recado. Ao trocar um dispositivo por um melhor, é preciso também trocar a sua fonte, já que, em muitos casos, o equipamento não aguenta. Note também se a ventoinha da fonte está funcionando e se há cheiro de queimado.
O que fazer?
Em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que esse é o problema. Para isso, use um medidor de potência. Caso a dúvida se comprove, basta trocar a fonte do PC por uma mais nova e mais potente.
4. Memória RAM
Seu computador pode estar desligando por problemas com a memória RAM. Segundo especialistas, a RAM pode ter oxidado ou desencaixado de seus slots, um problema é bastante comum.
O que fazer?
O primeiro problema acaba prejudicando a passagem de correntes elétricas. A melhor coisa a fazer, nesse caso, é limpar as peças com álcool isopropílico. Se o caso for o segundo, basta encaixá-la novamente. Se preferir, é possível também analisar o PC em busca de problemas com a RAM. Para isso, clique em Configurações e abra a ferramenta de “Diagnóstico e memória do Windows”. Há duas opções de checagem.
5. HD
Outra razão para os “apagões” pode ser algum problema no HD. Com o uso, o disco rígido pode apresentar alguns problemas que podem afetar programas essenciais do sistema.
O que fazer?
Realize uma verificação do disco rígido em busca de problemas. Realize limpezas para eliminar arquivos sem utilidade e, caso seja necessário, troque o HD.