A Netflix já deixou bem claro que não pretende incrementar sua receita com a inserção de intervalos comerciais em meio à sua programação. Mas, ao escolher esse caminho, a companhia está ignorando uma fonte de arrecadação que poderia fazer seu caixa transbordar dinheiro.

Um levantamento realizado pelo Extreamist, um site especializado em análises voltadas a séries e serviços de streaming, revela que a Netflix tem o potencial de arrecadar US$ 2,29 bilhões por ano com publicidade — e isso apenas nos Estados Unidos. Tendo em vista que sua receita anual está em torno dos US$ 8,8 bilhões, uma mudança de direcionamento causaria enorme impacto positivo na contabilidade.

A conta foi a seguinte: por dia, o uso médio da Netflix é de 90 minutos, tempo suficiente para 56 interrupções publicitárias de 30 segundos. Cada anúncio custa cerca de US$ 112 mil, então, por dia, a Netflix conseguiria arrecadar quase US$ 6,3 milhões. Anualmente, o valor chegaria aos US$ 2,29 bilhões.

Só que a Netflix dificilmente tomaria uma atitude dessas; até porque, para chegar a tais cifras, a empresa precisaria incluir 7,75 minutos de publicidade a cada 30 minutos de programação assistida. Outra pesquisa do Extreamist indicou que 79% dos assinantes prefeririam pagar uma mensalidade mais alta a ter de encarar uma Netflix cheia de publicidade.

O mesmo Extreamist informou, em 2015, que a plataforma faz os usuários economizarem 130 horas que seriam gastas com comerciais a cada ano. Em 2016, a própria Netflix atualizou essa estatística, afirmando que a economia chega às 160 horas, o que dá mais de seis dias por ano.