O Facebook anunciou novas medidas para tentar combater a disseminação de notícias falsas e boatos pela rede social. A empresa revelou que o feed de notícias tentará filtrar com mais cuidado o conteúdo considerado enganoso distribuído pela plataforma.
Atualmente, o Facebook usa alguns critérios para decidir o que aparece no seu feed e a posição em que o conteúdo aparece. Isso envolve análise da proximidade da pessoa ou da página que publicou aquele material e sinais mais universais, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
No entanto, a partir de agora a rede social vai aplicar novos critérios para tentar determinar se alguma publicação é autêntica ou não. Para isso, o Facebook categorizou algumas páginas para definir se elas estavam postando conteúdo de spam ou tentando burlar o algoritmo do feed pedindo likes, comentários ou compartilhamentos. A partir daí, a empresa começou a treinar a plataforma para identificar os conteúdos que têm maior probabilidade de serem autênticos, lendo outros sinais, como por exemplo a quantidade de pessoas que escondem publicações. Se muitos usuários estão escondendo um post de seu feed, ele deve ser enganoso.
Assim, o conteúdo entendido como legítimo pelo Facebook deve aparecer mais perto do topo do feed. É uma das medidas da empresa contra a disseminação de boatos em sua plataforma, que se tornou uma preocupação maior nos últimos tempos, especialmente depois que a rede social e seu poder de ampliação de notícias falsas foram acusados de ser um fator determinante para a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Isso dito, o fenômeno das notícias falsas independe de ideologia e ressoa tanto com pessoas esquerdistas quanto com direitistas.
Entre outras ações que o Facebook apresentou para conter os boatos estão um sistema de denúncias que encaminhará aquela matéria para ter seus fatos checados por agências independentes. Se determinado que o conteúdo é falso, a notícia pode ganhar um selo alertando de que aquele link não é confiável.