O Diário Oficial da União publicou, na última quarta-feira, 25, uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações que libera as operadoras a aplicarem reajustes às tarifas cobradas pelas chamadas de telefone fixo para móvel.

A Vivo poderá aumentar o valor em 2,28%; a Oi, em 1,67%; a Sercomtel, em 1,35%; a Claro, em 0,88%; e a Algar Telecom, em 0,10%. Algumas operadoras, como TIM e Net, não foram citadas pela Anatel.

As ligações de fixo para o serviço de comunicação por rádio (chamado de trunking) também sofrerão aumento. Neste caso, porém, apenas Vivo (outra vez, 2,28%), Sercomtel (1,35%), Algar (0,10%) e Oi (1,03%) poderão aplicar reajustes — a Claro não foi incluída.

“O último reajuste aplicado ao plano básico de serviço das concessionárias de telefonia fixa para chamadas para telefonia móvel ou trunking foi em 29 de setembro de 2015”, justifica a Anatel.

“Os reajustes serão aplicados apenas para as linhas do plano básico da telefonia fixa em chamadas locais ou de longa distância nacional”, explica a agência, que avisa: “Para que os novos valores possam ser aplicados, as prestadoras devem dar ampla publicidade ao reajuste nas localidades de prestação com antecedência mínima de dois dias.”