Em um mundo altamente conectado, é essencial que as empresas invistam em tecnologia de ponta e conectividade para manter seus dados seguros de ataques. E, se o pior acontecer, também é imprescindível contar com um plano de segurança que permita recuperar rapidamente essas informações.
A interface de gerenciamento de dados precisa ser de fácil e manuseio para o operador e administrador. Atualmente, os sistemas mais modernos de proteção de dados precisam oferecer mecanismos que possibilitem armazenar rapidamente as informações dos servidores físicos, virtuais e em cloud, além claro, de fornecer recursos de recuperação de desastre e ser uma solução com menor Custo Total de Propriedade (TCO).
Outro ponto a ser considerado, antes da contratação dos serviços deste tipo é o aumento nos custos de infraestrutura. Vale destacar que algumas soluções de armazenamento e proteção de dados em nuvem cobram por pacotes fechados. Isso pode significar um problema para o seu negócio, principalmente se a quantidade de dados enviados não for compatível com os pacotes oferecidos. Produtos que cobram por TBs enviados costumam ser mais indicados.
O backup e a recuperação dos arquivos também deve ser rápido e eficiente para que a empresa possa minimizar ao máximo a indisponibilidade em caso de qualquer contratempo. Além dos arquivos, é necessário estar ciente que servidores virtuais VMware® e Microsoft Hyper-V®, aplicação integrada de gestão empresarial SAP® e SAP HANA, e-mails e pastas do Microsoft Exchange e IBM Lotus® Domino®, banco de dados Microsoft SQL Server, Oracle®, IBM DB2® e IBM Informix®, e snapshots também estão inclusos nesse grupo.
Considerar todos estes fatores e escolher a tecnologia com maior compatibilidade em ambientes heterogêneos antes de assinar o contrato pode prolongar a procura e dificultar a tomada de decisão. Mas isso não deve ser encarado como algo ruim e sim como uma possibilidade de contratar o melhor serviço de proteção e recuperação de dados do mercado.