Apesar de ser o rosto mais conhecido da Apple, Steve Jobs não é o único responsável por seu sucesso. Ao seu lado, alguns profissionais trabalharam bastante para transformar a empresa em uma das mais valiosas do mundo. O site Business Insider listou dez pessoas que trabalharam no começo da Apple e mostra o que elas fazem hoje em dia. Confira:
10. Gary Martin
Martin era contador e trabalhou na Apple até 1983. Depois disso, ele trabalhou como CFO em uma série de empresas.
9. Sherry Livingston
Livingston foi a primeira secretária da Apple. Ela trabalhou para o primeiro CEO da companhia.
8. Chris Espinosa
Chris Espinosa começou a trabalhar na Apple quando tinha 14 anos e ainda estudava. Ele ainda trabalha na empresa, sendo o empregado mais antigo da Apple atualmente.
7. Michael Scott
Michael Scott foi o primeiro CEO da companhia. Scott foi contratado por Mike Markkula, homem que investiu US$ 2500 mil na Apple e ajudou a construir seu plano de negócios.
6. Randy Wigginton
Wigginton, que aparece no meio na foto, foi contratado para reescrever o BASIC para que ele funcionasse no Apple II. Depois da Apple, ele trabalhou no eBay, no Google e em uma série de grandes empresas de tecnologia.
5. Rod Holt
Rod Holt era designer e ajudou a desenvolver a fonte de alimentação para o Apple II. Depois de seis anos na Apple, ele foi demitido por conta de mudanças na administração.
4. Bill Fernandez
Bill Fernandez conheceu Jobs na escola e era vizinho e amigo de Wozniak. Foi ele quem apresentou os dois que, ao iniciarem a empresa, o contrataram como primeiro funcionário. Fernandez ficou na Apple até 1993, quando foi trabalhar na Ingres, uma empresa de banco de dados. Atualmente ele é CEO de uma empresa chamada Omnibiotics.
3. Mike Markkula
Markkula fez um investimento de US$ 250 mil na Apple e recebeu 30% da empresa. Ele também ajudou a gerenciar os negócios, desenvolver um plano de negócios e contratou o primeiro CEO. Ele permaneceu até 1997.
2. Steve Jobs
Por que Jobs é o empregado dois e não o um? Michael Scott, responsável pela distribuição dos números, é quem responde à pergunta. “Eu não dei a Jobs porque pensei que seria demais”.
1. Steve Wozniak
Woz era o especialista técnico da Apple, mas foi por pouco que ele não se juntou à Jovs. Ele recebeu uma oferta de emprego na HP, em Oregon, e cogitou aceitá-la.