A Kaspersky publicou nesta quinta-feira, 15, a edição de 2016 do seu boletim de segurança e estatísticas, que mostra as principais ameaças virtuais do mundo no período.

Ao longo do ano, as maiores tendências no mundo do cibercrime foram os malwares bancários e os ataques ransomware, que sequestram os computadores das vítimas e pedem uma espécie de resgate para liberá-los. Confira mais informações:

Reprodução

Empresas

Os pesquisadores afirmam que as empresas têm tido mais dificuldade do que nunca para identificar incidentes de segurança: 28,7% delas informaram ter levado vários dias para descobrir o problema, 19% demoraram algumas semanas e 7,1% declararam ter levado meses para detectar.

Entre aqueles que demoraram meses, a descoberta aconteceu por meio de uma auditoria de segurança externa ou interna ou por alertas de terceiros.

Android

O estudo mostra que 36% dos ataques a bancos online visam dispositivos com sistema operacional Android. Em 2015, esse índice foi de apenas 8%.

Invasores usaram a Google Play Store para distribuir malware para Android, sendo que centenas de milhares de aplicativos infectados foram baixados por lá.

Para acessar as informações completas, clique aqui.