Em setembro, surgiu o burburinho de que o Spotify estaria negociando para adquirir o SoundCloud. Pouco mais de dois meses se passaram sem que nenhuma novidade fosse revelada, e agora o TechCrunch afirma que o negócio esfriou.
Segundo reporta o site — que tem uma fonte no Spotify —, a compra não vai se concretizar porque o Spotify teme gerar um efeito negativo na sua marca. Isso não seria necessariamente um problema em qualquer outro ano, mas se especula que em 2017 a companhia pretende se tornar pública, e qualquer arranhão pode fazer com que seu valor de mercado diminua.
“[A empresa] não precisa de uma dor de cabeça adicional com licenciamento em um potencial ano de IPO”, disse a fonte. O problema é que o SoundCloud demanda um trabalho de negociação mais complicado com as gravadoras, uma vez que seu foco é a criatividade dos usuários, que pescam faixas aqui e ali para desenvolver suas próprias músicas.
Atualmente o Spotify possui mais de 100 milhões de usuários, tendo passado dos 40 milhões de assinantes em sua versão paga. Estima-se que o SoundCloud tenha faturado US$ 28 milhões no último ano, uma alta de 43% que foi conquistada graças à implementação de um esquema de assinatura.