O supermercado do futuro não deverá ter mais filas no caixa. Na verdade, ele não deverá nem mesmo ter caixa. É o que tenta provar a Amazon com um novo conceito de mercado chamado de Amazon Go. Trata-se de uma loja física, prevista para abrir em 2017, que permitirá que os clientes simplesmente entrem no estabelecimento, peguem o que precisem e saiam, sem precisar passar por um processo de checkout das compras.
O sistema funciona de modo muito simples para o comprador. Ao entrar na loja, basta se autenticar com um aplicativo na porta. A partir daí, a pessoa está livre para pegar o que quiser. Ao sair, o aplicativo debita o preço dos produtos adquiridos na conta da própria Amazon.
Por trás desta simplicidade há processos tecnológicos refinadíssimos e complexos. A empresa explica que usa visão de computador, algoritmos de aprendizado profundo e fusão de sensores para reconhecer o que o cliente está colocando em sua sacola.
Ao pegar algo de uma prateleira, o sistema que a Amazon chama de “Just Walk Out Technology” (“Tecnologia Apenas Saia”) entende o que o consumidor pegou e coloca aquela informação em um carrinho de compras virtual. Se o cliente optar por colocar o item de volta na prateleira, o sistema também entende e cancela aquela compra. Ao sair da loja, a compra é concluída e o valor, debitado.
A loja de 167 metros quadrados já está aberta, mas por enquanto apenas para funcionários da Amazon em Seattle, nos Estados Unidos. A empresa prevê uma inauguração completa no início do ano que vem.