Os estudos podem indicar quedas consecutivas no número de vendas de smartphones pelo mundo nos últimos meses, mas, segundo levantamento realizado pela empresa de pesquisas eBit, o dispositivo ainda é o item mais desejado pelos brasileiros.
E, para conquistar o tão sonhado smartphone, grande parte dos consumidores vai investir na Black Friday. Uma pesquisa encomendada pelo Google há alguns meses mostra que o produto lidera as intenções de compra, representando o objetivo de 44% dos usuários e ficando à frente de itens como calçados e roupas femininas. Muita gente também deve aproveitar o 13º salário para adquirir um novo aparelho. A mesma pesquisa mostra que 57% dos entrevistados pretendem comprar um smartphone até o final de 2016.
Para quem pretende trocar de celular, novembro deve ser um mês com boas oportunidades. De acordo com Diego Silva, analista da IDC Brasil, há promoções no segmento desde o início do mês. “A Black Friday no Brasil não é só um dia para o segmento de smartphones, é um mês. Os varejistas e os fabricantes estão com expectativa excelente para esse período”, explica ele em entrevista a O Estado de S.Paulo.
Mercado
A consultoria IDC estima que o sucesso da Black Friday e as promoções de Natal consigam melhorar o resultado previsto para o ano, que é de uma queda de 14% em relação ao ano passado.