A PayPal anunciou hoje uma atualização para seu aplicativo que permitirá que usuários de iPhone e iPad usando iOS 10 efetuem transações financeiras por meio da Siri, a assistente pessoal da Apple. Bastará dizer à Siri que envie ou peça determinada quantia de dinheiro a um contato usando o PayPal para que ela realize a operação. A atualização começa a ser liberada hoje, e incluirá usuários brasileiros.

Quando o envio de dinheiro é solicitado, a Siri mostra uma tela com a transação para que o usuário a confirme. Nos casos de solicitação, um pedido é mostrado ao usuário e, após ser confirmado, ele é enviado ao contato, que pode então aceitá-lo ou recusá-lo.

De acordo com a empresa, o objetivo da atualização é facilitar pagamentos “peer to peer” (P2P, ou de pessoa a pessoa), que já são uma fonte extremamente importante de movimentação de dinheiro. Entre os serviços PayPal, Venmo e Xoom, foram movimentados cerca de US$ 41 bilhões no ano passado dessa maneira. O vídeo abaixo mostra o funcionamento da novidade:

Pague com a voz

O recurso de se utilizar a Siri para acessar aplicativos de pagamento foi introduzido pela Apple com o iOS 10. Segundo The Verge, o PayPal não é o primeiro serviço a se valer dele: outras empresas e bancos como Square Cash, Venmo e Monzo (um banco do Reino Unido) já incluíram funções desse tipo em seus aplicativos iOS.

De acordo com The Next Web, a Siri ainda solicita alguma forma de identificação do usuário (como a biométrica via Touch ID) antes de realizar a transação. Isso serve para impedir, por exemplo, que um conhecido possa usar o iPhone de outra pessoa para enviar dinheiro a si mesmo via PayPal usando a Siri.

Vale notar também que é necessário que a pessoa a quem se deseja enviar (ou de quem se deseja pedir) dinheiro precisa estar registrada no iPhone como um contato. Isso significa que é preciso ter ao menos um número de telefone ou endereço de e-mail associado ao nome daquela pessoa em uma conta da PayPal para que a Siri e o serviço de pagamentos possam identificá-la.