3 motivos para a Apple abandonar a construção de um carro

Redação28/10/2016 13h54, atualizada em 28/10/2016 14h02

20160108173752

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple está reduzindo suas ambições automotivas, deixando de lado a construção do seu próprio carro elétrico para focar no desenvolvimento de uma plataforma de auto condução. Um sistema de direção autônoma daria mais flexibilidade nas parcerias com fabricantes existentes.

No entanto, existem três motivos que estão influenciando a decisão da Apple:

1- A construção de um carro não agrega valor acionista significativo
Ao contrário do setor de tecnologia, que oferece um grande volume de consumidores, o mercado automotivo tem uma margem menor e, além disso, está sofrendo com quedas nas vendas, principalmente os veículos premium.
Cálculos de analistas mostram que o valor de mercado da Apple aumenta mais com um novo iPhone do que com um carro.

2- Produção
Construir um único carro demanda dinheiro e mão de obra especializada; construir uma frota de carros demanda toda uma estrutura automobilística, como uma fábrica, máquinas, equipes e engenheiros voltados para a produção de veículos elétricos.
A Apple precisaria ter um capital inicial para preparar essa estrutura, algo que ela não tem hoje graças a terceirização da linha de montagem dos seus dispositivos eletrônicos. Além disso, é precisa também pensar nas questões regulatórias e trabalhistas.

3- Inovação
A empresa sempre foi conhecida pela criação de produtos que transformam o mercado de tecnologia. No entanto, o histórico de inovação na era do Tim Cook tem sido um pouco abaixo do esperado – única linha de produto novo da empresa nos últimos 5 anos e ainda assim não correspondeu às expectativas, já os demais produtos estão seguindo uma linha evolutiva.
Considerando a falta de inovação, fica difícil esperar um produto de ponta em um domínio completamente diferente. Vale lembrar que o mercado de automóveis já está repleto de marcas premium e inovadoras, colocando a Apple apenas como mais uma fabricante.

Via Forbes

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital