A Uber é a primeira empresa a colocar carros autônomos para prestar serviços reais para o consumidor comum, enquanto todas as outras ainda estão em fase de testes. Ao que tudo indica, a pressa fez com que a inteligência artificial que conduz o veículo não esteja tão preparada assim, como apontam relatos.
Os veículos autônomos, que estão realizando corridas com os usuários da Uber em Pittsburgh, nos Estados Unidos, parecem estar cometendo algumas “barbeiragens” no trânsito. Mais especificamente, o vídeo abaixo, publicado pelo motorista Nathan Stachelek mostra um possível problema
Segundo ele, o veículo tentou andar pela contramão em uma via de um único sentido, forçando o motorista (todos os carros têm um motorista que assume em casos de emergência) a desfazer o erro.
Ao site Jalopnik, a Uber diz que não tem registros de um de seus carros autônomos andando na contramão em uma via de mão única. O representante afirma que seria um trabalho do “motorista de emergência” e do engenheiro no banco do passageiro evitar que o veículo infrinja qualquer regra de trânsito. Assim, a empresa deduz que o erro tenha sido falha humana do condutor de segurança, que poderia estar usando a via para fazer um retorno.
O que a empresa reconhece, no entanto, é que o seu veículo já se envolveu em um acidente, embora a culpa não tenha sido da inteligência artificial. O carro estava parado em um semáforo e foi atingido na traseira por outro veículo, conduzido por uma pessoa normal.
De um modo geral, é difícil que o veículo se envolva em um acidente grave por culpa própria por conta de velocidades máximas variando entre 40 km/h e 50 km/h, só superando estes limites quando for mais seguro acelerar para acompanhar a velocidade dos carros ao redor do que se manter em um ritmo mais ameno.