Não é de hoje que o Facebook tem se empenhado cada vez mais em oferecer aos usuários maneiras de comprar e vender sem sair da rede social. O mais novo investimento da empresa é o Facebook Marketplace, uma espécie de Mercado Livre ou Craigslist que funciona no feed de notícias da rede.
Em outras palavras, o Marketplace pega o mesmo conceito dos grupos de compra e venda e o abre para todo o Facebook. Você não precisa mais fazer parte de um grupo, basta anunciar no seu próprio perfil para amigos ou pessoas próximas do seu local o que você quer vender e procurar pelos classificados dos outros.
Por enquanto, porém, o Marketplace só está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, mas deve chegar a outros países, incluindo o Brasil, nos próximos meses. O recurso também só está disponível no app da rede social para smartphones, mas deve chegar à versão web em breve.
Com o novo recurso, basta clicar no ícone de uma sacola de compras no aplicativo para Android ou iOS e pesquisar o produto que você quer comprar. É possível filtrar resultados por preço, categoria e local onde o vendedor se encontra, entre outros detalhes.
Não é a primeira vez, porém, que o Facebook faz seu próprio caderno de classificados virtual. Em 2007, a empresa estreou seu primeiro “Marketplace”, muito parecido com o novo, mas acabou abandonando o recurso pouco tempo depois. Os grupos de compra e venda, por sua vez, foram introduzidos no ano passado.