Hackers conseguem fazer um Lumia 525 rodar Android Marshmallow

Redação22/08/2016 14h58, atualizada em 22/08/2016 15h03

20160822120207

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Instalar sistemas operacionais em dispositivos que não foram feitos para suportá-los é uma das maneiras que hackers encontram para exercitar e demonstrar suas habilidades com manipulação de software e hardware. A mais nova conquista da categoria foi instalar o Android Marshmallow em um Lumia 525.

O dispositivo de 4 polegadas lançado em 2014 roda Windows Phone de fábrica, já que se trata de um celular da Microsoft produzido pela Nokia. Graças ao Windows 10 Mobile, porém, o Lumia ganhou novos recursos de customização, incluindo opções diferentes de boot.

Triszka Balázs, o desenvolvedor por trás da façanha, usou o CyanogenMod, uma ROM customizada do Android, para fazer o sistema do Google rodar no Lumia 525. Por enquanto, o método só funciona com esse modelo de Windows Phone por conta do processador Snapdragon S4.

O sistema não roda perfeitamente, porém. Na transição, muitos drivers se perderam, incluindo o Wi-Fi, conexão de dados e áudio. Além disso, o touchscreen ainda requer certa calibração. Veja o resultado no vídeo abaixo:

Via Phone Arena

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital