As olimpíadas do Rio, que começam no final desta semana, são um prato cheio para as empresas de tecnologia, que aproveitam a atenção do mundo todo no evento para testar uma série de dispositivos, que incluem roupas, aparelhos, calçasdos e até sistemas de vigilância e proteção. Confira o que há de mais moderno nos Jogos Olímpicos Rio 2016:
1. Fones de ouvido
Os fones de ouvido feitos pela Halo Neuroscience prometem mais do que música. Eles usam uma tecnologia chamada neuropriming para enviar sinais elétricos ao córtex motor do cérebro, estimulando os músculos a trabalharem melhor durante os treinos. O equipamento está sendo usado por diversos atletas.
A preocupação de atletas em contato direto com água contaminada é a propagação de infecções e doenças. Pensando nisso, pesquisadores da Philadelphia University desenvolveram um traje que repele a água e tem um acabamento anti-micróbios.
A segurança é uma das maiores preocupações durante os jogos olímpicos. O sistema de vigiância Simera grava imagens de alta resolução em áreas movimentadas durante o dia e a noite em tempo real. Originalmente, a tecnologia foi desenvolvida para zonas de combate e será a primeira vez que ela será testada em eventos esportivos.
A Nike lançou novos tênis de corrida para as olimpíadas deste ano. O modelo usa a impressão 3D para a sola do calçado e possui “pinos” para trás e para frente para aumentar a tração durante os exercícios.
7. Óculos
A Oakley também desenvolveu dispositivos para seus atletas patrocinados. Os óculos de sol da companhia possuem lentes Prizm, que contém uma tecnologia capaz de deixar detalhes mais nítidos ao filtrar a luz que entra. De acordo com a empresa, a tecnologia garante a visão melhorada em oito ambientes diferentes.