O mercado de smartphones registrou crescimento no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2015, mas duas marcas estão com dificuldades de acompanhar o setor: Lenovo e Microsoft.

Durante os três primeiros meses foram vendidos 349 milhões de aparelhos, uma alta anual de 3,9%, sendo que os smartphones representaram 78% de todos os celulares entregues no período. Samsung, Apple, Huawei, Oppo e Xiaomi foram as empresas que mais venderam, e todas obtiveram crescimento, de acordo com dados da Gartner.

O primeiro problema surge aí, porque a Lenovo desapareceu do top 5 no ranking de smartphones e também do top 10 do ranking de celulares em geral. No primeiro caso, suas vendas caíram em 33%; só na China as entregas desabaram em 75%.

A Gartner estima que isso se deva a dois fatores: a competição feroz no mercado chinês, que cresce baseado em empresas locais, e às dificuldades da companhia na construção de sinergia entre duas marcas diferentes, a Lenovo e a Motorola.

Microsoft

A segunda empresa com problemas é a Microsoft, porque o número de dispositivos com Windows Phone caiu para menos de 1%. Em 2015 o sistema tinha 2,5% de participação de mercado, mas agora tem apenas 0,7%.

O mercado é dominado pelo Android, que tem 84,1% de participação, e pelo iOS, que ocupa a segunda posição bem distante do sistema do Google, com 14,8%. Só o Blackberry está pior que o Windows Phone, pois tem 0,2% de participação – só que a empresa canadense ao menos manteve boa parte dos clientes, já que tinha 0,4% de participação no ano anterior, ou seja, teve uma queda mais fraca.