O YouTube confirmou, por meio de sua conta oficial no Twitter, que não vai celebrar o “YouTube Rewind” em 2020. A tradição vinha sendo executada fielmente, todo ano, pela última década, listando as tendências e viralizações da internet. Desta vez, porém, citando apenas o “ano diferente” que foi 2020, a empresa agradeceu aos criadores de conteúdo e afirmou sua decisão pelo comunicado.

“(…) o ano de 2020 foi bem diferente. E não parece certo nós agirmos como se ele não o tivesse sido. Então vamos tirar uma folga do Rewind neste ano”, diz trecho do comunicado. “Nós sabemos que muito do que foi bom em 2020 foi criado por vocês todos. Vocês encontraram formas de exaltarem as pessoas, ajudá-las a suportar e fazê-las rir. Vocês fizeram um ano difícil ser genuinamente melhor”.

O YouTube não ofereceu um motivo mais específico para o cancelamento do Rewind 2020, embora alguns comentaristas no tuíte original especulem que isso tenha a ver com a pandemia da COVID-19. Ainda que a empresa não confirme nem negue a razão, a recepção do comunicado foi majoritariamente acertada.

A ex-viner e atual youtuber Eleonora “Lele Pons” Maronese respondeu: “Vocês nos apoiam de tantas formas! Nós entendemos completamente!”

Kiera Bridget, por outro lado, não foi tão assertiva: “Isso é péssimo de verdade. Vários criadores trabalharam 10 vezes mais neste ano para entregar entretenimento e positividade. Só porque este foi um ano ‘ruim’, eu acho bem ruim não dar o crédito aos criadores que ajudaram o seu negócio a progredir neste clima”.

Boa parte dos respondentes também aproveitou para criticar o YouTube com memes – especialmente aqueles citando o famigerado Rewind 2018, onde uma mudança no formato de produção fez com que o vídeo resultante daquele ano batesse o recorde de “mais odiado da história” do site – são mais de nove milhões de descurtidas até hoje.